13 de maio de 2009

Pirâmide Alimentar - Qual a importância de uma alimentação equilibrada?



Somos o que comemos. Por essa razão se faz necessário que tenhamos uma refeição diversificada para que possamos em nossa alimentação adquirir todas as substancias necessárias para nosso desenvolvimento de forma saudável e uma saúde balanceada. E para ter uma alimentação equilibrada, não é preciso ficar eternamente condenado ao tradicional prato de salada com uma carne grelhada.

Os alimentos são divididos em grupos, de acordo com a função que desempenham no organismo. Todos os grupos são necessários e a regra é ingerir apenas um de cada grupo durante cada refeição. Exceção feita às folhas verdes, que podem ser combinadas à vontade.

As proteínas são importantes para o crescimento e manutenção da massa muscular e para a reposição celular. As principais fontes são carnes, leite, ovos e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico).

Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte energética para o metabolismo. São as massas, os pães e as bolachas, e o arroz, o milho, a batata, a mandioca, o açúcar e os doces.

Vitaminas e minerais ajudam a regular o metabolismo do organismo, auxiliando na formação dos tecidos. As principais fontes são as frutas e as hortaliças.

Para que sua dieta seja o mais correta possível, evite carne de porco, embutidos (salsicha, presunto) e queijos amarelos. Opte por carne de frango ou peixe, queijo branco, leite desnatado. Os vegetais podem ser ingeridos à vontade.

Para incorporar mais alimentos saudáveis na sua alimentação diária, o jeito mais fácil é comer mais frutas, verduras e cereais integrais. A maioria deles não tem gordura, colesterol ou sódio e contém muito poucas calorias. O que você ganha é muita fibra, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas, elementos essenciais para manter seu corpo funcionando da melhor forma possível.

Mas, cuidado com algumas frutas! O abacate e o caqui, por exemplo, são gordurosos e muito calóricos. Você pode comer todas as frutas que gostar, mas com atenção às quantidades. Com equilíbrio, pode-se comer tudo o que se gosta, emagrecer com saúde (devagar) e ainda combater a celulite.

O que é certo é que ataques cardíacos, osteoporose e outros sinais de envelhecimento levam anos para se desenvolver. Consumir alimentos saudáveis atrasa esse desenvolvimento, fazendo com que você viva mais e melhor.

Então, comece logo a comer corretamente. Se você já está se aproximando da terceira idade, ainda não é tarde para começar. Sempre há recompensas para se correr atrás

A Pirâmide Alimentar encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável : variedade, equilíbrio e moderação.

Variedade: Não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide que juntos atendem às recomendações nutricionais.

Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.

Moderação: Selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e, se consumidas, bebidas alcóolicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis.

Embora a pirâmide alimentar não seja uma ciência exata, é um bom começo para criar uma dieta saudável e balanceada.



21 comentários:

  1. gostaria que vcs mandacem pra imails tudo isso....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

    ResponderExcluir
  2. isso ajudo muito no meu trabalho !!

    ResponderExcluir
  3. Isso é Otimo me ajudou Muito

    ResponderExcluir
  4. muito bom o conteudo, ajudou muito o meu grupo num trabalho de ciencias, parabens

    ResponderExcluir
  5. bool
    mingaaaaaaaaaaaaaaaaau

    ResponderExcluir
  6. gostei,pois me ajudou com aminha alimentaçao

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelos elogios.
    Qualquer sugestão ou pedido fiquem a vontade.

    ResponderExcluir
  8. eu adorei isso foi udo o que eu procurava eu tenho serteza que eu vou tomar nota alta nesse trabalho e d ++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  9. é muiiito legal isso ajudou muiiito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. isso mim ajudou muito,no meu trabalho de ciências...

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa pesquiza é bem o q eu precisava para meus alunos! é um trabalho resumido é o que eu desejava para meus alunos... bjoos

    ResponderExcluir
  12. ajudou bastante em meu trabaalho!thanks!

    ResponderExcluir
  13. estou muito grata a vc muito obrg!!!

    ResponderExcluir
  14. JOAQUINA PINTO DA SILVA14 de outubro de 2010 20:55

    AHHHHHHHHHHH MULEK.....GOSTEI MUITO POIS EU ERA GORDINHA AGORA SOU UMA MAGRIHA SEXY

    ResponderExcluir
  15. obrigado isso me ajudou muito.++++++++++....-.

    ResponderExcluir
  16. muuito obrigado
    ajudou muitíssimo

    ResponderExcluir
  17. o cara q fes esse treco tenq se foda pq eu nunca saberia isso se ñ fose por ele ou ela vai sabe !!!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião; partilhe suas idéias!!